DÚVIDAS FREQUENTES

PERGUNTAS E RESPOSTAS

AUTOMAÇÃO custa caro?

 

Com os avanços das tecnologias pessoais, a disponibilidade de equipamentos eletrônicos aumentou muito, o que os tornou muito mais acessíveis. Hoje em dia smartphones já fazem parte do nosso dia a dia e podem ser utilizados para várias funções, como controlar as nossas casas, por exemplo. Além disso, a oferta dos equipamentos específicos para automação, também aumentou possibilitando o desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades dos clientes em vários níveis de complexidade, desde um controle de iluminação por sensor de presença até a integração dos equipamentos eletrônicos da residência.

 

Mas a minha casa já está pronta, não quero mais fazer obras. É possível automatizar mesmo assim?

 

Sim. Temos soluções sem fio que permitem sua instalação em toda a residência, sem a necessidade de nova passagem de fios, apenas instalando os controladores nos dispositivos a serem automatizados, tais como luminárias, tomadas, ar condicionado, televisão e outros.

Os controladores para a automação sem fio são pequenos o suficiente para ficarem embutidos dentro da caixa de tomada ou sobre a luminária, permitindo assim que o cliente mantenha o padrão de acabamento de sua casa.

Um fato interessante é o aproveitamento da instalação atual transformando os interruptores de luz em comandos do tipo dimmer sem a necessidade de substituição dos mesmos, tamanha a flexibilidade da solução.

 

Estou pensando em construir, o que devo fazer para colocar automação em minha casa?

 

Quando se trata de uma construção nova ou reforma de grande porte no imóvel, o melhor momento para decidir sobre a automação é na fase de projeto.

Assim, de forma integrada com a equipe de obra, podemos planejar de forma mais ampla desenvolvendo o cabeamento estruturado da residência, pensando não só no controle dos ambientes, mas em todo o funcionamento dos meios de comunicação na casa, bem como seus possíveis usos futuros.

 

Quanto tempo demora para instalar uma automação?

 

Você pode escolher entre vários níveis de automação, desde um sensor de presença na sua garagem até a integração de seus sistemas de áudio e vídeo, cortinas, tomadas, iluminação, etc. Por este motivo fale conosco para entendermos o que você gostaria de fazer.

O que é internet das coisas?

 

Um novo conceito surgido a partir da evolução da tecnologia aliada às nossas necessidades de informação, conforto e lazer. A internet das coisas é termos nossos equipamentos acessando a internet e nos mantendo informados ou tomando ações por nós. Pode ser a geladeira conectada e buscando melhores preços para itens que estão acabando, a irrigação do jardim se o solo estiver com a umidade abaixo do ideal, nossos carros nos avisando sobre melhores trajetos, a iluminação de cada cômodo se ajustando automaticamente de acordo com o nível de iluminação necessário em cada hora do dia, cortinas e climatização se ajustando automaticamente conforme cenários definidos por você e uma série de possibilidades, muitas ainda nem pensadas, sobre nossos equipamentos trazendo conveniências para nossas vidas diante da quantidade crescente de informações que recebemos todos os dias.

 

Quais equipamentos podem ser automatizados?

 

Todos os dias surgem novos atuadores para novas aplicações. Na prática se o equipamento pode ser ligado à tomada então deve haver algum tipo de automação que se aplique à ele, desde um simples liga e desliga até a possibilidade de ajustes, por exemplo, um aparelho de ar condicionado sem controle remoto pode ser automatizado ligando e desligando a tomada remotamente, se ele possuir controle remoto poderá também ter sua temperatura e velocidade ajustados no sistema de automação.

 

Não sei se automação é para mim.

 

Se você se interessa por Comodidade, Economia ou Segurança então a Automação é para você. Seja para controlar a temperatura ambiente, iluminação, monitorar por vídeo, controlar entradas e saídas da sua casa ou simplesmente porque é divertido ou “hightech” em algum nível a Automação se encaixa no seu estilo de vida e da sua família.

Nós já procuramos conveniência e conectividade no trabalho, nos restaurantes e nos nossos telefones, atualmente nossas casas também nos permitem ter mais conveniência e conectividade, porque a Automação Residencial se tornou acessível e bem desenvolvida para realizarmos a nossa ideia de casa do futuro.

Imagine verificar se todas as portas estão fechadas a partir de seu smartphone e não precisar voltar correndo para verifica-las, ou então automaticamente desligar os equipamentos que não estão em uso, ou ainda ser avisado sobre a bandeira tarifária de energia e poder economizar na conta de luz.

A Automação veio para simplificar nossas atividades do dia a dia, para que possamos nos preocupar com o que realmente é importante.